01 Janeiro 2023, 08:20

Portugal registou em 2020 «os mais baixos índices» de criminalidade desde que há registo – Governo

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Portugal registou em 2020 “os mais baixos índices” de criminalidade desde que existe o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), disse hoje o ministro da Administração Interna.

“Neste contexto muito especial, nós registamos os mais baixos índices de criminalidade desde que existe Relatório Anual Segurança Interna, desde que o reporte de dados é feito desta forma sistematizada”, afirmou Eduardo Cabrita sem precisar desde quando é que estes dados são divulgados. O ministro falava em conferência de imprensa realizada após a apresentação e aprovação do RASI de 2020 no Conselho Superior de Segurança Interna.

O ministro disse que a criminalidade geral reduziu cerca de 11% no ano passado face a 2019 e a criminalidade violenta e grave registou uma descida superior a 13%.

O governante sublinhou que esta redução da criminalidade e a sua relação com o ano de 2020, em que Portugal passou por vários estados de emergência e situações de alerta, calamidade e contingência para fazer face à pandemia de covid-19, vão ser ainda analisadas.

O ministro sustentou que, em outros países europeus, a situação de pandemia determinou o aumento de algumas formas de criminalidade e a existência de situação de grave perturbação da segurança interna ou da ordem pública.

“Em Portugal isso não aconteceu. Temos o registo marcado pela generalizada redução” dos vários tipos de crime, afirmou.

O RASI vai ser entregue na quarta-feira pelo Governo à Assembleia da República.

 

Tags

Sem comentários

deixar um comentário