26 Novembro 2021, 23:21

Póvoa de Varzim limita Festas de S. Pedro a transmissões televisivas

© DR
LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

A Câmara da Póvoa de Varzim não vai organizar nem autorizar eventos na via pública nas tradicionais Festas de S. Pedro, anunciou o presidente da autarquia.

A medida foi tomada no âmbito das restrições provocadas pela pandemia de covid-19, que limitam as aglomerações de pessoas no espaço público, tendo a Câmara articulado com um canal televisivo a transmissão de dois programas para “manter vivas as tradições”.

“Face à situação pandémica não haverá ajuntamentos informais na via pública e teremos de festejar o S. Pedro em casa, com um grupo restrito. Assim, à hora de jantar, no dia 28 junho, vamos ter duas transmissões no Porto Canal onde serão divulgadas das nossas tradições”, explicou Aires Pereira.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



O autarca defendeu que este “é o modelo possível para este ano” e sublinhou que as associações dos bairros da cidade, que juntamente com a autarquia desenvolvem os festejos de S. Pedro, irão participar neste formato alternativo, através da televisão.

“Haverá um programa dedicado às tradições de cada bairro e um outro dedicado com espetáculo das rusgas [atuação musical e de dança], onde todas as associações vão participar. É importante manter as pessoas envolvidas, mesmo sendo um modelo diferente, para que a tradição não se perca”, acrescentou.

Aires Pereira garantiu ainda que o município irá suportar os custos de testagem à covid-19 a todos os elementos que vão participar nos programas televisivos, fazendo a despistagem, de forma regular, desde os ensaios até à atuação final.

As festas em honra de S. Pedro, que assinalam entre 28 e 29 de junho, são as mais emblemáticas celebrações populares da Póvoa de Varzim, envolvendo todo o concelho e atraindo milhares de visitantes de todo o País.

 

Sem comentários

deixar um comentário