19 Junho 2021, 05:10

«+Power»: Canelas foi parceira de uma nova ferramenta de aprendizagem

Luís Baião, professor do Agrupamento de Escolas de Canelas e um dos mentores do projeto «Sim, Somos Capazes», e Paulo Serra, também professor, mas em Castelo Branco, são os responsáveis pela criação e desenvolvimento do projeto «+Power».

Conheceram-se na cerimónia do Melhor Professor do Ano, em que ambos eram finalistas, mas nenhum ganhou, e juntos criaram mais um projeto diferenciador que promove a Reinserção, a Inclusão e o Voluntariado.

“Costumo comparar a nossa história ao Chuva de Estrelas… Muitas vezes quem ganhava nunca mais aparecia, enquanto outros até faziam carreira na música”, brinca Luís Baião, acrescentando, em declarações ao Mundo Atual: “Connosco é semelhante. Não vencemos, mas criamos e desenvolvemos esta ideia juntos”.

O «+Power» não é mais do que um projeto onde uma consola e um documento em Power Point ajudam alunos com dificuldades motoras, ao nível dos membros superiores, ou com deficiência intelectual, mas também pessoas normais, a aprender com recurso a uma espécie de comando, com dois botões, para dar resposta a uma determinada pergunta.

“É muito engraçado e apelativo para a aprendizagem. Se a resposta estiver errada é emitido um som, se a resposta estiver correta avança-se para a seguinte”, explica Luís Baião.

Importa acrescentar que o protótipo da consola foi desenvolvido no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, em contexto escolar, pela turma do Curso Profissional de Técnicos de Informática – Nível Secundário – 2020-2021, onde Paulo Serra dá aulas, e os recursos produzidos pelos jovens que integram o «Sim, Somos Capazes».

Luís Baião adianta ainda ao Mundo Atual que estão já a ser produzidas 20 consolas, 10 para cada município – que devem estar prontas em fevereiro – e que as Câmaras de Gaia e Castelo Branco vão financiar .

“Estão muito entusiasmados e empenhados porque estão também a ajudar outras pessoas”, sublinha Luís Baião.

Fernando Lopes, professor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, após a utilização da Consola «+Power» considerou-a uma “ferramenta fantástica”, muito apelativa “quer pela cor e pela forma” e sublinhou que a experiência que teve com a mesma foi “marcante”.

 

 

Workshop Online para formar «gurus»

Entretanto no próximo dia 27 (quarta-feira) vai realizar-se um workshop online, entre as 17h00 e as 20h00, para todos aqueles que queiram aprender mais sobre este projeto. Os mentores do +Power querem formar «gurus» que possam também replicar o projeto e ajudar ainda mais pessoas.

Entre os oradores está a vencedora do prémio de Professor do Ano, Sónia Moreira, assim como a vereadora da Educação da Câmara de Gaia, Marina Mendes e o autarca de Castelo Branco, José Alves, assim comos os presidentes dos Agrupamentos de Escolas envolvidas no projeto: a de Canelas e a Nun’Alvares.

Sem comentários

deixar um comentário