18 Outubro 2021, 16:02

PR da Guiné-Bissau nomeia novos embaixadores para Angola e Bélgica

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Bissau, 28 set 2021 (Lusa) — O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nomeou hoje novos embaixadores para Angola e Bélgica, segundo decretos presidenciais divulgados à imprensa.


Segundo os decretos, Apolinário Mendes de Carvalho, que até aqui exercia funções de embaixador na Bélgica, foi nomeado embaixador em Angola e Alfredo Lopes Cabral, actual conselheiro do chefe de Estado para assuntos diplomáticos, nomeado embaixador para a Bélgica.


Apolinário Mendes de Carvalho, antigo representante permanente da Guiné-Bissau junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi nomeado embaixador para a Bélgica em junho de 2017 pelo ex-chefe de Estado José Mário Vaz.


Exercia cumulativamente o cargo de representante da Guiné-Bissau junto da União Europeia, funções que passam agora a ser assumidas por Alfredo Lopes Cabral, que cessa funções como conselheiro presidencial.


A Guiné-Bissau não tem embaixador em Angola há vários anos devido às sucessivas crises políticas internas registadas em Bissau, tendo a representação em Luanda sido garantida por encarregado de negócios.


Angola não nomeou um novo embaixador para a Guiné-Bissau desde a saída do diplomata Daniel Rosa, em 2020, colocado em Singapura.



MSE // VM


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário