05 Dezembro 2022, 21:48

PR moçambicano inaugura central fotovoltaica em Cabo Delgado

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Maputo, 02 fev 2022 (Lusa) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou hoje uma central fotovoltaica para produção de eletricidade em Cabo Delgado, norte de Moçambique, apontando-a como exemplo da importância dada às energias renováveis.


“Com esta inauguração, queremos demonstrar a importância estratégica das fontes renováveis no desenvolvimento sustentável do país”, disse Nyusi durante a inauguração em Ngapa, um posto administrativo do distrito de Mueda. 


Filipe Nyusi referiu que Moçambique está a “eliminar os sistemas a diesel” de produção de eletricidade, “em alinhamento com a agenda mundial de proteção do meio ambiente”.


“Moçambique quer ser um ator relevante nesta época de transição energética”, destacou.


O investimento equivalente a cerca de dois milhões de euros vai beneficiar a população no distrito de Mueda, uma zona que tem escapado à violência armada que há quatro anos atinge aquela província. 


Os painéis solares já alimentam cerca de 400 ligações domiciliares e a instituições públicas, mas espera-se que ainda chegue ao dobro dos clientes.


Filipe Nyusi assinalou no final de janeiro que o contexto de mudanças climáticas que o mundo atravessa impõe que Moçambique desenvolva uma política energética sustentável, explorando as múltiplas fontes renováveis.


Por outro lado, o chefe de Estado aponta o acesso universal a energia como uma prioridade.


“Até finais de dezembro de 2021, tínhamos 44% da população com acesso a eletricidade e o objetivo é atingir 64% até 2024”, afirmou há cerca de uma semana ao inaugurar outra rede de distribuição elétrica no Niassa, norte do país.



LFO // LFS


Lusa/fim


 

Sem comentários

deixar um comentário