14 Maio 2022, 03:21

Presidente chinês felicita Ramos-Horta pela vitória nas presidenciais em Timor-Leste

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Pequim, 04 mai 2022 (Lusa) — O Presidente da China, Xi Jinping, felicitou hoje José Ramos-Horta pela eleição, pela segunda vez, como chefe de Estado de Timor-Leste, indicou um comunicado difundido pela agência de notícias oficial chinesa Xinhua.


Na mensagem, Xi destacou que, nos últimos 20 anos, desde que a China e Timor-Leste estabeleceram relações diplomáticas, os dois países “aprofundaram continuamente” a “cooperação prática” e “desenvolveram bastante” as relações bilaterais.


Xi Jinping apontou que a cooperação produziu “benefícios tangíveis” para os dois povos, numa “demonstração viva” de um “relacionamento equitativo” entre um país grande e um país pequeno.


O Presidente chinês disse atribuir “grande importância” ao desenvolvimento das relações bilaterais, e que “está pronto” para trabalhar com o homoólogo para desenvolver as relações para um “novo nível”.


Na segunda volta das presidenciais em Timor-Leste, realizadas a 19 de abril, José Ramos-Horta foi eleito Presidente, com 62,09% dos votos, derrotando o atual chefe de Estado timorense, Francisco Guterres Lú-Olo, de acordo com os resultados finais provisórios.


José Ramos-Horta irá tomar posse, pela segunda vez, a 20 de maio, data em que Timor-Leste celebra 20 anos da restauração da independência.



JPI // EJ


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário