07 Julho 2022, 00:38

Primeiro-ministro canadiano chega a acordo para se manter no poder até 2025

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Toronto, Canadá, 22 mar 2022 (Lusa) — O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, adiantou hoje que o Partido Liberal chegou a um acordo com o Novo Partido Democrático (PND), da oposição, para manter o seu Governo no poder até 2025.


“Significa que durante esse período incerto o Governo pode funcionar com previsibilidade e estabilidade, apresentar e implementar orçamentos e trabalhar em prol dos canadianos”, disse Justin Trudeau.


O Partido Liberal foi reeleito em setembro, mas não conseguiu obter a maioria dos assentos.


O partido de esquerda NPD vai apoiar os liberais em troca de acordo sobre planos farmacêuticos e odontológicos, mas não fará parte do executivo de Justin Trudeau.


“Nós concordamos em trabalhar juntos. Trata-se de realçar no que concordamos em vez naquilo que discordamos”, disse o primeiro-ministro.


Manifestantes antivacinas e camionistas que cercaram a capital canadiana, Otava, pediram a destituição de Justin Trudeau no início do ano.


Em teoria, o chefe de Governo poderia candidatar-se novamente nas próximas eleições legislativas em 2025. Mas duvida-se que o faça, já que estaria no poder por 10 anos e viu a sua popularidade cair.



JML // PDF


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário