07 Dezembro 2021, 00:30

Primeiros desfibrilhadores automáticos externos já foram entregues ao Município

mundoatual AdministratorKeymaster

A Fundação Portuguesa de Cardiologia entregou os primeiros 25 desfibrilhadores automáticos externos (DAE) ao Município de Gaia, numa cerimónia simbólica que decorreu no Auditório Municipal, na qual foram ainda dados os certificados a oito dos 123 colaboradores municipais que concluíram a formação necessária para manusear os equipamentos.

A existência de desfibrilhadores automáticos externos para utilização pela população, em locais públicos, bem como a formação em técnicas básicas de recuperação cardiopulmonar permite salvar muitas vidas.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Em 2019, foi assinado um acordo de colaboração entre a autarquia e a Fundação Portuguesa de Cardiologia com vista à implementação do programa «Gaia no Coração». Este acordo foi celebrado com com dois objetivos: promover a diminuição da morte súbita em Portugal e, em específico, em Gaia; e desenvolver ações para a prevenção e combate às doenças cardiovasculares.

“Assim, no âmbito do primeiro objetivo, as ações delineadas passam pela colocação de 35 desfibrilhadores automáticos externos e malas de primeiros socorros avançadas nas zonas mais necessárias e pela criação de um programa de formação de utilizadores. O investimento municipal foi de sensivelmente 52 mil euros”, informou a autarquia.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, salientou que “Gaia é, a partir de hoje, uma cidade ainda mais segura”.

Sem comentários

deixar um comentário