
Na 6.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto, o trabalho intitulado «O andebol de recreação como estratégia promotora da saúde óssea e cardiovascular em mulheres pós-menopáusicas sem experiência na modalidade» – projeto «Handball4Health» – recebeu uma menção honrosa na área da «Fisiologia e Biomecânica do Desporto», onde estiveram a concurso 31 trabalhos, tendo sido distinguidos três.
PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR
O «Handball4Health» é um projeto de investigação e intervenção comunitária que estuda os efeitos da prática de andebol de recreação na saúde, aptidão física e bem-estar, promovendo a realização regular de exercício físico e a adoção de um estilo de vida saudável em diversas populações. O projeto pretende, assim, contribuir para a redução da inatividade física, um dos fatores de risco das doenças não-comunicáveis.
Foi com este objetivo que, em 2016, nasceu o «Desporto Sénior» em Gaia, direcionado para homens e mulheres acima dos 50 anos de idade. Inspirado no projeto «Handball4Health», é um programa único a nível nacional que proporciona a prática de andebol de recreação, não sendo necessário ter experiência prévia na modalidade.