06 Dezembro 2022, 00:05

Putin promete resposta “militar e técnica” em caso de ameaças ocidentais

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Moscovo, 21 dez 2021 (Lusa) — O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu hoje uma resposta “militar e técnica” caso os seus rivais ocidentais não ponham termo à sua política que considera ameaçadora para a Rússia, num contexto de crescentes tensões em torno da Ucrânia.


“Caso se mantenha a linha claramente agressiva dos nossos colegas ocidentais, vamos adotar medidas militares e técnicas adequadas de represálias, reagir firmemente às ações hostis (…). Temos perfeitamente esse direito”, declarou no decurso de uma intervenção perante responsáveis militares russos e do Ministério da Defesa.


“O reforço nas fronteiras russas de agrupamentos militares significativos dos Estados Unidos e da NATO constituem uma fonte de séria preocupação”, assinalou, num momento em que os ocidentais acusam Moscovo de ter concentrado dezenas de milhares de tropas perto da fronteira com a Ucrânia em preparação de uma ofensiva, desmentida pelo Kremlin (Presidência russa).


Neste contexto, o Presidente russo sublinhou de novo a necessidade de os Estados Unidos e a NATO fornecerem garantias de segurança à Rússia, através da assinatura de tratados que previnam um futuro alargamento da Aliança Atlântica em direção a leste, em particular à Ucrânia e Geórgia.


Esta reivindicação já foi transmitida por Putin ao Presidente norte-americano, Joe Biden, durante uma conversação por videoconferência no início de dezembro, antes de divulgar na semana passada dois projetos de tratados nesse sentido.


No entanto, segundo Putin, a eventual concordância do Ocidente sobre estas propostas poderá ser insuficiente.


O líder do Kremlin acusou os Estados Unidos de abandonarem, quando lhes convém, os tratados que previamente assinaram, e de violarem o Direito Internacional quando exigem a outros que o respeitem.


“Chegam deste género de manipulações”, frisou Putin.



PCR // SCA


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário