01 Julho 2022, 13:35

Registado terramoto de 5,7 no Afeganistão sem vítimas a lamentar

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Cabul, 05 fev 2022 (lusa) – Um sismo de magnitude de 5,7 atingiu hoje o nordeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Tajiquistão, não havendo vítimas a lamentar nem “danos materiais graves” registados até ao momento, adianta a Efe.


O abalo, sentido por volta das 09.00 locais, ocorreu a uma profundidade de 209 quilómetros perto da aldeia de Ashkashamen, na província de Badakhshan, segundo a agência de notícias espanhola que cita o US Geological Survey (USGS), cerca de um mês depois de um sismo no noroeste daquele país que matou pelo menos 26 pessoas. 


O tremor “não causou vítimas e apenas uma casa ruiu no nordeste da província de Kunar”, a sul de Badakhshan, disse à Efe o porta-voz do Ministério Afegão de Gestão de Catástrofes, Mohammad Nasim Haqqani.


O tremor também foi sentido noutros países da região, incluindo o Paquistão e a Índia.


Na Índia, o tremor foi sentido principalmente na região de Jammu e Caxemira, no noroeste do país, embora também tenha sido ligeiramente sentido noutras cidades perto de Nova Deli, sem que, até agora, existam relatos de danos ou feridos.


O Afeganistão é propenso a sismos, especialmente na área conhecida como o Hindu Kush, uma zona sísmica altamente ativa e uma fonte comum de terramotos na região.



JCR // EA


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário