14 Maio 2022, 13:51

Reino Unido diz que Rússia continua com problemas táticos no terreno na Ucrânia

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Londres, 30 abr 2022 (Lusa) — A Rússia continua com problemas de coordenação tática na Ucrânia e o seu apoio aéreo é inconsistente, segundo informações divulgadas hoje pelos serviços secretos do Reino Unido.


A Rússia espera retificar os problemas que têm limitado a sua invasão ao concentrar geograficamente o poder de combate, encurtando as linhas de abastecimento e simplificando o comando e o controlo, é acrescentado num relatório fornecido pelo Ministério da Defesa britânico.


A Rússia viu-se obrigada a fundir unidades que não conseguiram progredir no noroeste da Ucrânia, acrescenta a informação, observando que muitas dessas unidades podem estar moralmente debilitadas.


Os problemas de coordenação tática deixaram a Rússia incapaz de aproveitar completamente a sua capacidade de combate, apesar de algumas melhorias localizadas, enfatiza o relatório.


A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou cerca de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.


A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,4 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.


A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.


 


RCS // JNM


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário