15 Maio 2022, 02:36

República Centro-Africana adota a ‘bitcoin’ como moeda oficial

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Bangui, 27 abr 2022 (Lusa) — A República Centro-Africana, segundo país menos desenvolvido do mundo, adotou a ‘bitcoin’ como moeda oficial, a par do franco CFA, e legalizou a utilização de criptomoedas, anunciou hoje a Presidência, garantindo tratar-se do primeiro país africano a fazê-lo.


A Assembleia Nacional votou por unanimidade dos deputados presentes a lei que rege as criptomoedas na República Centro-Africana (RCA) e o Presidente do país, Faustin Archange Touadéra, promulgou-a, escreve em comunicado o ministro de Estado e diretor de gabinete da Presidência, Obed Namsio.


Segundo a mesma fonte, a RCA é “o primeiro país de África a adotar a ‘bitcoin’ como moeda de referência”.


Em 07 de setembro do ano passado, Salvador tornou-se o primeiro país do mundo a adotar a ‘bitcoin’ como moeda legal e o Fundo Monetário Internacional (FMI) denunciou imediatamente uma decisão perigosa para a “estabilidade financeira, a integridade financeira e a proteção dos consumidores”.


“Esta decisão coloca a República Centro-Africana entre os países mais corajosos e visionários do mundo”, disse por seu lado a Presidência da RCA, que está em guerra civil há quase nove anos.



FPA // PJA


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário