16 Agosto 2022, 06:54

Rússia e a Bielorrússia continuam suspensas de todas as provas de hóquei no gelo

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Redação, 05 jul 2022 (Lusa) — A Rússia e a Bielorrússia continuarão suspensas de todas as competições de hóquei no gelo, devido à ação militar na Ucrânia, pois o comité disciplinar independente da federação internacional (IIHF) indeferiu o seu recurso.


O organismo argumenta que a decisão punitiva de 28 de fevereiro “não foi uma sanção, mas uma política de segurança” e que tinha “autoridade” para a implementar “em conformidade com os estatutos”.


Além de não participarem em provas internacionais, de clubes e seleções, a Rússia perdeu a organização do campeonato do Mundo de 2023, bem como os mundiais jovens da modalidade, também no próximo ano.


Estas organizações foram retiradas “com base nas preocupações legítimas pela segurança e liberdade de movimento dos jogadores, adeptos, espetadores e órgãos de comunicação social”.


A Rússia e a Bielorrússia, que apoiou politica e logisticamente o vizinho na invasão, podem recorrer destas decisões para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), com sede em Lausana, Suíça.


A Rússia lançou, em 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia, condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.



RBA // NFO


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário