28 Dezembro 2022, 04:51

Rússia promete responder à expulsão de três dos seus diplomatas pela Eslováquia

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Moscovo, 22 abr 2021 (Lusa) — O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa declarou-se “dececionado” com a expulsão de três diplomatas russos da Eslováquia e prometeu responder a esta decisão “hostil”.


A porta-voz do Ministério, Maria Zajarova, em declarações à agência noticiosa oficial TASS, disse: “Estamos profundamente dececionados pelas ações inamistosas de Bratislava, que decidiu mostrar uma pseudo solidariedade com Praga com base em um caso fabricado”.


E acrescentou: “A nossa resposta não vai tardar”.


Antes, o primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, tinha afirmado que “não pode tolerar atividades de representantes de missões diplomáticas estrangeiras que não respeitam os princípios dos convénios internacionais e as leis do país”.


A decisão eslovaca foi tomada “no contexto da situação em que se encontra o espaço geopolítico” do país, disse Heger, referindo-se às tensões da República Checa e da Ucrânia com a Federação Russa.


Enquanto a Ucrânia denunciou uma concentração massiva de tropas russas na sua fronteira leste, a República Checa expulsou dezenas de diplomatas russos pela alegada participação de agentes russos na explosão de um armazém de munições em 2014.



RN // RBF


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário