02 Janeiro 2023, 16:27

Sentimento económico com forte subida na zona euro e na UE em março – Bruxelas

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Bruxelas, 30 mar 2021 (Lusa) — O sentimento económico aumentou acentuadamente em março na zona euro (7,6 pontos) e na União Europeia (UE 6,9), voltando às médias de longo prazo, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.


De acordo com dados da Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, em março, o sentimento económico aumentou 7,6 para 100,1 na zona euro, ligeiramente acima da média de longo prazo, e 6,9 para os 100 na UE, em linha com a média de longo prazo, o que acontece pela primeira desde a pandemia da covid-19, há um ano.


Também o indicador de expectativas de emprego registou um forte aumento em março (6,8 pontos para 97,7 na zona euro e 6,1 pontos para 98,0 na UE), trazendo ambos para valores próximos da média de longo prazo (100 pontos).


Entre as seis maiores economias da UE, a Alemanha destacou-se ao registar a maior melhoria mensal do seu sentimento económico (7,9 pontos) e é atualmente o único dos ‘grandes seis’ onde o sentimento voltou a estar acima da sua média a longo prazo.


Os aumentos mensais do sentimento económico nas outras cinco maiores economias europeias foram também significativos: 6,2 pontos em Espanha, 5,4 em França, 4,9 em Itália, 4,4 na Holanda e 3,3 na Polónia.



IG // CSJ


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário