08 Novembro 2022, 19:06

‘Sites’ do Expresso e da SIC indisponíveis após ataque informático – Impresa

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Redação, 02 jan 2022 (Lusa) — Os ‘sites’ do jornal Expresso e da estação televisiva SIC estão “temporariamente indisponíveis” na sequência de um aparente “ataque informático”, disse à agência Lusa fonte oficial do grupo Impresa.


“O grupo Impresa confirma que os ‘sites’ do Expresso e da SIC, bem como algumas das suas páginas nas redes sociais, estão temporariamente indisponíveis, aparentemente alvo de um ataque informático, e que estão a ser desencadeadas ações no sentido de resolver a situação”, refere fonte oficial do grupo numa nota escrita enviada à Lusa.


Segundo noticia hoje a CNN Portugal, “os ‘sites’ do jornal português Expresso e da SIC e SIC Notícias foram atacados por um grupo de ‘hackers’, conhecido como o Lapsus Group, na madrugada deste domingo, que exigem o pagamento de um resgate para a desbloquear o acesso”.


De acordo com a estação, “o ‘site’ da revista Blitz também foi afetado pelo ataque ‘ransomware'”.


“Os dados serão vazados caso o valor necessário não for pago. Estamos com acesso nos painéis de ‘cloud’ (AWS) entre outros tipos de dispositivos. O contacto para o resgate está abaixo”, pode ler-se na mensagem disposta pelo grupo no endereço do semanário.


Os valores exigidos pelo grupo não foram detalhados.



PD // JNM


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário