20 Setembro 2021, 05:23

Suécia disponibiliza 4ME para eletrificação de distrito do sul de Moçambique

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Maputo, 04 ago 2021 (Lusa) — O Governo da Suécia disponibilizou cinco milhões de dólares (quatro milhões de euros) à Eletricidade de Moçambique (EDM) para expansão da energia no distrito de Vilanculos, na província de Inhambane, sul do país, anunciou hoje a embaixada sueca.


Com a contribuição da Suécia, “mais de 100 mil famílias terão acesso a energia limpa e fiável” naquele distrito do sul de Moçambique, referiu a embaixada numa nota enviada à comunicação social.


“Uma infraestrutura de energia elétrica estável, segura e menos vulnerável a desastres relacionados com as mudanças climáticas é crucial para a eletrificação de Vilanculos e este apoio adicional da Suécia vai ajudar nesse sentido”, referiu Mette Sunnergren, embaixadora da Suécia em Moçambique, citada na nota.


Segundo a embaixada, trata-se de um apoio adicional, que totaliza 44 milhões de dólares (37 milhões de euros) já disponibilizados pela Suécia para eletrificação de Vilanculos.


O novo montante vai servir para a reabilitação de 14 quilómetros de linha de energia danificada pelo ciclone Idai, que fustigou o país em 2019, causando perda de receitas da EDM e consequente atraso do processo de fortalecimentos e expansão de energia.


“Através deste financiamento adicional o número de novas ligações passará dos atuais 6.750 para 10.000 ligações, maioritariamente em Vilanculos”, concluiu o documento.


Segundo os últimos dados da EDM, a energia elétrica chega a 40% da população moçambicana, com 36% a receber da rede nacional e cerca de 4% através de fontes alternativas.



LYN // LFS


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário