19 Setembro 2021, 15:16

Tóquio2020: Tenistas Pedro Sousa e João Sousa vão disputar torneio de pares

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Pedro Sousa e João Sousa vão disputar o torneio de pares dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, depois de confirmadas as qualificações para a competição individual, anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).

“Com a confirmação da presença de dois elementos no torneio de ténis, os portugueses irão competir não só na prova de singulares como na de pares”, lê-se no comunicado do COP.

João Sousa, número um nacional, vai ser o primeiro português a disputar dois quadros de singulares em Jogos Olímpicos, ao repetir a presença do Rio2016, onde Portugal esteve também representado por Gastão Elias.

Sousa e Elias alcançaram o nono lugar no torneio de pares do Rio2016, naquele que foi o melhor resultado de tenistas lusos em Jogos, tendo ambos terminado no 17.º lugar em singulares.

Bernardo Mota é o tenista luso com mais presenças olímpicas, com a disputa do quadro de pares em Barcelona1992, onde também competiu em singulares, Atlanta1996 e Sydney2000, esta última com Nuno Marques, depois das duas primeiras com Emanuel Couto.

Pedro Sousa já tinha assegurado a estreia em Jogos Olímpicos, graças à vaga continental atribuída à Europa, ao ocupar o 108.º lugar do «ranking» em 14 de junho, data de fecho da qualificação.

No entanto, face às desistências entretanto ocorridas, João Sousa, que na altura era o número dois português, no 109.º posto da hierarquia mundial, ‘herdou’ esta vaga, ascendendo Pedro Sousa para o ‘ranking’ de qualificação direta.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre 23 de julho e 08 de agosto, estando a competição do ténis programada para o período entre 24 de julho e 01 de agosto.

 

Sem comentários

deixar um comentário