13 Setembro 2022, 18:06

Tornados nos EUA causam pelo menos 80 mortos no Kentucky

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Mayfield, Estados Unidos, 12 dez 2021 (Lusa) – Pelo menos 80 pessoas morreram apenas no Estado americano do Kentucky, na sequência dos tornados que devastaram o centro e o sul dos Estados Unidos, disse hoje governador Andy Beshear.


“Este número vai ultrapassar os 100”, disse o governador do Kentucky, em declarações à estação televisiva CNN.


O responsável considerou a série de tornados como “a mais mortal” da história do Kentucky.


O número total de mortos nos Estados Unidos agora é de pelo menos 93.


As equipas de socorro norte-americanas continuavam hoje de manhã a tentar encontrar sobreviventes dos tornados que devastaram o centro e o sul dos Estados Unidos na sexta-feira e no sábado.


As tempestades deixaram um rasto de destruição em seis estados, Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississípi e Tennessee, com registos de cerca de 30 tornados.


Numa comunicação ao país, o Presidente Joe Biden disse tratar-se de “uma das piores séries de tornados” da história do país e de “uma tragédia inimaginável”.


As agências federais de resposta a catástrofes começaram a deslocar-se para as zonas mais afetadas, disse Biden, prometendo que “o Governo federal fará tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar”.


O Kentucky, na parte centro-leste do país, foi particularmente atingido por este fenómeno climático violento, que afeta sobretudo as vastas planícies americanas, com colunas negras a varrer o solo, iluminadas por relâmpagos intermitentes.



MPE (PNG) // CSJ


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário