14 Maio 2022, 23:55

Transportes públicos gratuitos abrangem mais de 10 mil jovens de Gaia

@cmg
mundoatual AdministratorKeymaster

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

São mais de 10 mil os jovens que beneficiam da gratuitidade na aquisição do passe escolar em Vila Nova de Gaia, numa medida do Município de apoio complementar à mobilidade, cujo investimento ronda os 3,7 milhões de euros.

Do total, 4.975 alunos beneficiam do passe sub-23 (4.842 a estudar dentro e 133 fora da Área Metropolitana do Porto), num investimento, até ao momento, de cerca de 2,4 milhões de euros. Por sua vez, 5.184 alunos estão abrangidos pelo passe 4_18, num custo aproximado de 1,3 milhões de euros, assumido integralmente pela Câmara Municipal.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Desde 1 de setembro de 2019, na sequência da assinatura do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) entre o Estado e a AMP, todos os alunos que residem no território da AMP podem beneficiar gratuitamente do passe sub-13 (4 aos 12 anos, inclusive), que permite a sua mobilidade em todo o território da AMP. Por opção da Câmara Municipal de Gaia, outras medidas de apoio à mobilidade da população em idade escolar residente no concelho foram assumidas nos últimos dois anos.

Desde outubro de 2020, o custo associado à assinatura mensal do passe Andante sub-23 é assumido pela autarquia. Trata-se de uma modalidade de transporte destinada a estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive, e aos estudantes do Ensino Superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade, a estudar dentro ou fora da área de abrangência da AMP.

Além disso, a autarquia gaiense comparticipa a mensalidade das modalidades 3Z, Municipal e Metropolitana do passe Andante 4_18 e passe Andante 4_18(A), que caberia ao utente, desde abril de 2021. De facto, com a entrada em vigor do PART foi criada a assinatura gratuita até aos 12 anos, pelo que o 4_18 assumido integralmente pela Câmara de Gaia só se aplica a alunos a partir dos 13 anos.

Mais recentemente, a câmara avançou também com o passe gratuito para os transportes públicos para estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%, que residam no concelho que, para usufruírem desta medida, que entrará em vigor no próximo mês de setembro, basta apresentarem atestado médico comprovativo da referida condição.

“O transporte público é, provavelmente, o instrumento mais poderoso que temos para combater as alterações climáticas e promover a descarbonização. Estas medidas, inovadoras a nível nacional, são um claro contributo que o Município de Gaia dá às famílias gaienses para que os anos letivos dos nossos estudantes corram com tranquilidade, sem esta preocupação financeira a pesar na gestão diária”, afirma Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário