09 Março 2023, 02:21

Ucrânia: Biden reafirma a Varsóvia que art 5.º da NATO é “dever sagrado” para EUA

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

O presidente norte-americano, Joe Biden, reafirmou hoje a Varsóvia que o artigo 5.º do tratado da NATO, estipulando que um ataque a um país membro é um ataque a todos, constitui “um dever sagrado” para os Estados Unidos.

Biden deu essa garantia num encontro com o presidente polaco, Andrzej Duda, cujo país teme a agressividade de Moscovo, após a Rússia ter invadido a Ucrânia.

Repetindo que para os norte-americanos o artigo 5.º é “uma obrigação sagrada”, Biden acrescentou: “Podem contar com isso”, antes de citar uma velha máxima polaca “pela nossa liberdade e pela vossa”.

O slogan remonta a uma insurreição polaca contra a ocupação da Rússia czarista e visava mostrar aos russos que a revolta também os deveria libertar do despotismo dos czares.

Joe Biden disse igualmente que o presidente russo, Vladimir Putin, “contava com uma NATO dividida”, mas que essa divisão não se verificou.

Por seu lado, Andrzej Duda afirmou que as relações entre a Polónia e os Estados Unidos estão a “florescer” e serão “extremamente fortalecidas” com a visita ao país do seu homólogo norte-americano, realçando que o seu país era um aliado “sério” dos Estados Unidos.

Andrzej Duda falou ainda da futura cooperação da Polónia com as empresas norte-americanas relacionada com centrais nucleares e disse também que esperava que as empresas do setor aeronáutico polaco pudessem vir a participar na produção dos helicópteros norte-americanos Black Hawk.

Biden está em visita à Polónia depois de ter participado em três cimeiras, da NATO, do G7 e da União Europeia (UE), em Bruxelas, centradas na invasão russa da Ucrânia.

O presidente norte-americano já visitou as forças armadas americanas estacionadas na Polónia perto da fronteira com a Ucrânia e reuniu-se com os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Ucrânia, Dmitro Kuleba e Oleksii Reznikov, respetivamente.

Sem comentários

deixar um comentário