23 Maio 2022, 00:22

Ucrânia: Companhias aéreas nigerianas suspendem voos domésticos a partir de 2.ª -feira

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Lagos, 07 mai 2022 (Lusa) – Uma dúzia de companhias aéreas nigerianas vão suspender os voos domésticos a partir de segunda-feira devido ao aumento dos preços dos combustíveis desde o início da guerra na Ucrânia, informou a Airline Operators of Nigeria (AON).


Nos últimos quatro meses, o preço do combustível “subiu de 190 nairas por litro (cerca de 0,43 euros) para 700 nairas atualmente (1,60 euros)”, disse a AON na sexta-feira numa carta enviada hoje aos meios de comunicação locais, ao ministro da Aviação do país, Sadi Sirika, e à Autoridade Nigeriana de Aviação Civil.


Segundo a organização, embora o custo do combustível deva representar “40% do custo operacional global de uma companhia aérea, o atual aumento elevou o custo na Nigéria para cerca de 95%”, um aumento que consideram “astronómico” e que também teve um impacto nos preços dos bilhetes.


Este aumento coloca “uma enorme pressão sobre a sustentabilidade das operações e a viabilidade financeira das companhias aéreas”, lê-se na carta, levando as companhias a “suspender as operações a nível nacional a partir de segunda-feira, 09 de maio”.


Entre os signatários estão Max Air, Ibom Air, United Nigerian Airlines e Air Peace, a maior companhia aérea do país e da África Ocidental.


A Nigéria, o país mais populoso de África (mais de 200 milhões de habitantes) e o principal produtor de petróleo do continente, não foi poupado aos problemas causados pela invasão da Ucrânia pela Rússia, tais como a escalada do preço dos combustíveis, alimentos e fertilizantes.



MC // CSJ


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário