13 Maio 2022, 23:01

Ucrânia: Conferência de doadores permitiu angariar 6,15 mil milhões de euros

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Varsóvia, 05 mai 2022 (Lusa) – O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, anunciou que foram angariados 6,5 mil milhões de dólares (cerca de 6,15 mil milhões de euros) na conferência internacional de doadores para a Ucrânia que decorreu hoje na capital polaca.


A Conferência Internacional de Doadores, organizada pelo primeiro-ministro polaco e pela primeira-ministra sueca, Madalena Andersson, contou com a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e do primeiro-ministro ucraniano, Denys Szmyhal.


O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lançou uma mensagem através de uma ligação remota, onde ratificou a aspiração do seu país a uma adesão “rápida” à União Europeia (UE), atribuindo-lhe o estatuto de candidato à adesão ainda no decurso da guerra.


Durante a sua intervenção, Von der Leyen lembrou que a UE “acaba de lançar um novo pacote de sanções que afetará profundamente a economia russa, que terá de pagar pela sua agressão”, e quantificou a ajuda europeia concedida à Ucrânia em 4.000 milhões de euros.



ANP // MDR


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário