
Washington, 12 fev 2022 (Lusa) — Os Presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, falaram hoje ao telefone para discutir a situação na Ucrânia, num momento marcado pela crescente tensão sobre uma eventual invasão russa da ex-república soviética.
A conversa durou uma hora, segundo informação avançada à ‘pool’ de jornalistas acreditados na Casa Branca.
“A ligação segura entre o Presidente Biden e o presidente russo Putin foi concluída às 12:06 [locais] (17:06 em Lisboa)”, avançou a Casa Branca.
O Ocidente acusa a Rússia de ter reunido dezenas de milhares de tropas junto à fronteira da Ucrânia para invadir novamente o país, depois de lhe ter anexado a península da Crimeia em 2014, e de apoiar, desde então, uma guerra separatista no Donbass (leste ucraniano).
A Rússia nega essa intenção, mas condiciona o desanuviamento da crise a exigências que diz serem necessárias para garantir a sua segurança, incluindo garantias de que a Ucrânia nunca fará parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
EL // SF
Lusa/Fim