14 Maio 2022, 14:40

Ucrânia: Exército ucraniano retoma localidade perto de Kharkiv

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Kiev, 29 abr 2022 (Lusa) — Centenas de pessoas foram hoje retiradas de Kharkiv para a localidade próxima de Ruska Lozava, que esteve sob ocupação russa durante mais de um mês.


Cerca de metade das pessoas saíram da cidade utilizando diversos meios de transporte, ou a pé, após intensos combates que forçaram ao recuo das forças russas e ao controlo total desta localidade pelas forças ucranianas, indicou o governador regional de Kharkiv.


Num vídeo divulgado pelo batalhão Azov, militares hasteiam a bandeira ucraniana azul e amarela no edifício governamental situado no centro da povoação, apesar de prosseguirem confrontos nos arredores.


Na sua chegada a Ruska Lozava, situada a cerca de 20 quilómetros de Kharkiv, diversos refugiados citados pela agência noticiosa Associated Press (AP) referiram-se às duras condições que enfrentaram quando foram forçados a refugiarem-se nos abrigos subterrâneos, com escassez de água, alimentos e sem eletricidade.


A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou cerca de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.


A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,4 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.


A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.



PCR // PDF


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário