01 Agosto 2022, 22:25

Ucrânia: Macron apela a cessar-fogo e regresso ao diálogo

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Bruxelas, 18 fev 2022 (Lusa) — O Presidente francês e da presidência francesa do Conselho da União Europeia (UE), Emmanuel Macron, apelou hoje à cessação dos confrontos no leste da Ucrânia e ao regresso ao diálogo.


“Apelo ao fim dos confrontos”, afirmou Macron, quando questionado em Bruxelas, na conferência de imprensa final da VI cimeira UE-União Africana (UA), sobre a situação na Ucrânia, de onde chegam informações sobre bombardeamentos no leste do país.


Nas mesmas declarações, o governante francês frisou a necessidade de as partes regressarem ao diálogo.


“Não temos qualquer informação de envolvimento russo, mas a pressão militar russa não diminuiu”, referiu ainda.


Bombardeamentos foram hoje ouvidos perto de Stanytsia Luganska, cidade no leste da Ucrânia sob controlo das forças do Governo de Kiev, segundo o relato de jornalistas destacados na zona, que já tinha sido alvo de bombardeamentos na quinta-feira.


Na quinta-feira, os líderes da UE estiveram reunidos numa cimeira informal em Bruxelas para analisar os últimos desenvolvimentos da crise ucraniana, ocasião na qual estudaram um pacote de sanções contra a Rússia, em caso de invasão à Ucrânia, e manifestaram solidariedade para com Kiev.


Também nesse dia, e em plena crise entre Moscovo e o Ocidente, o exército ucraniano e as forças separatistas pró-Rússia acusaram-se mutuamente de bombardeamentos e de uma escalada de tensão no leste da Ucrânia, região em conflito desde 2014.



IG // SCA


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário