23 Maio 2022, 00:44

Ucrânia: Presidente confiante de que EUA será líder entre Estados garantes da segurança

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Kiev, 25 abr 2022 (Lusa) — O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse estar confiante de que os Estados Unidos da América serão um “líder” entre os futuros Estados garantes da segurança da Ucrânia.


“Estou convencido de que os Estados Unidos podem ser um líder entre os futuros países garantes da segurança da Ucrânia”, disse Zelensky numa mensagem de vídeo citada pela Efe.


A mensagem explicava as conclusões da reunião que realizou no domingo com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o secretário da Defesa, Lloyd Austin, segundo a agência local, Ukrinform.


De acordo com o chefe de Estado ucraniano, continuaram “as discussões sobre as garantias de segurança para a Ucrânia”.


De acordo com Zelensky, “o principal objetivo” para os ucranianos é “tornar a Europa e o mundo mais seguros após a guerra, para assegurar que a arquitetura de segurança funcione em caso de novas ameaças”.


O chefe de Estado apontou ainda que na reunião com Blinken e Austin foi abordada a necessidade de apoio financeiro para o seu país, após o colapso económico resultante da invasão russa.


“Quando a tirania tem enormes recursos financeiros da exportação de petróleo e gás, o tema do apoio financeiro para a liberdade torna-se vital”, vincou.


Blinken e Austin fizeram uma visita surpresa a Kiev no domingo, durante a qual prometeram mais defesa e ajuda financeira à Ucrânia.


A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.


A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU — a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.



JO // ZO


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário