
Moscovo, 12 fev 2022 (Lusa) — Um ‘destroyer’ russo da Frota do Pacífico perseguiu um submarino nuclear norte-americano da classe Virgina para fora de suas águas territoriais nas Ilhas Curilas, no oceano Pacífico, anunciou hoje em Moscovo o Ministério da Defesa da Rússia.
A embarcação russa “Marechal Shaposhnikov” transmitiu uma mensagem submarina ordenando que o navio americano “subisse à superfície” e, perante a recusa, “meios” não identificados foram usados ??para forçar o submarino a “deixar as águas territoriais russas a toda velocidade”, de acordo com um comunicado de imprensa do ministério, que especifica que o incidente ocorreu hoje às 10:40 em Moscovo (mesma hora em Lisboa).
Devido a este incidente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo convocou o adido militar dos EUA, segundo a agência de notícias oficial russa Sputnik.
A área do incidente era o local de um exercício planeado pelas forças russas da Frota do Pacífico, de acordo com o Ministério da Defesa russo.
Este incidente, sobre o qual os Estados Unidos ainda não se pronunciaram, ocorre em pleno escalar de tensão entre a Rússia e a NATO devido à concentração de forças militares russas junto da fronteira com a Ucrânia, um possível prelúdio de uma invasão, segundo a Aliança Atlântica.
O Kremlin nega categoricamente qualquer intenção de realizar uma invasão da Ucrânia.
EL // SF
Lusa/Fim