06 Outubro 2022, 08:40

União Europeia e NATO concordam emitir nova declaração conjunta

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Bruxelas, 26 set 2022 (Lusa) — A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, concordaram hoje que “chegou a hora” de emitir uma nova declaração conjunta de ambas as entidades para “progredir na sua associação”.


Num encontro mantido hoje, os dois dirigentes falaram sobre a agressão russa contra a Ucrânia e sobre o aumento do apoio a este país, para além da cooperação entre Bruxelas e a aliança atlântica, de acordo com o que partilharam nas suas redes sociais.


“A cooperação EU-NATO contribui para a segurança e a estabilidade, pelo que acreditamos que chegou a hora de acordar uma nova declaração conjunta para progredir na nossa associação”, afirmaram ambos no Twitter, sem avançar detalhes sobre o conteúdo da declaração.


Apesar de não apontarem uma data para assinar a referida declaração, o ministro checo da Defesa, Jan Jires, indicou hoje numa audiência no Parlamento Europeu que a assinatura, uma das prioridades da presidência checa do Conselho — poderá acontecer em Praga, no dia 30.


 


SYL // RBF


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário