13 Agosto 2022, 03:19

Universidade de Coimbra desenvolve projeto europeu para democratizar a construção modular híbrida

A Universidade de Coimbra, em conjunto com várias universidades e empresas, criou uma solução inovadora que permite popularizar os sistemas de construção modular híbrida. Trata-se de uma construção rápida, económica, segura e amiga do ambiente.

 

Neste projeto, denominado de “INNO3DJOINTS – Innovative 3D Joints for Robust and Economic Hybrid Tubular Construction”, que se encontra em fase de conclusão, participaram instituições como, a Universidade Técnica de Delft (Holanda) e a Universidade de Nápoles “Federico II” (Itália), as empresas portuguesas Ferpinta e Fametal, a francesa CTICM e a espanhola Condesa.

 

Os cientistas do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveram uma tipologia de ligação híbrida completamente nova, assente em vigas de treliça de aço leve ligadas a colunas tubulares por meio das designadas juntas plug-and-play, que funciona por encaixe, facilitando a montagem e desmontagem da estrutura de edifícios modulares.

 

O catedrático Luís Simões da Silva que lidera a equipa de cientistas, explicou que o projeto INNO3DJOINTS tem como grande objetivo “desenvolver juntas plug-and-play inovadoras, em que colunas tubulares são combinadas com perfis de aço leve enformados a frio para fornecer um sistema estrutural altamente eficiente. Só foi possível desenvolver uma solução completamente nova através da realização de extensos estudos experimentais e numéricos, incluindo a implementação de um procedimento geral para lidar com o comportamento 3D dessas juntas de aço particulares, essenciais para atingir robustez e eficiência”, disse Luís Simões da Silva.

 

Este projeto tem um orçamento de 1, 5 milhões de euros, financiado em 60% pelo programa “Research Fund for Coal and Steel” da Comissão Europeia. As empresas parceiras vão ser as responsáveis pela comercialização do produto.

 

 

 

 

 

Sem comentários

deixar um comentário