19 Setembro 2021, 14:27

Universidade de Coimbra lança iniciativa interdisciplinar na área do Espaço

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

A Universidade de Coimbra (UC) lançou a iniciativa «UC.Space» de modo a resolver desafios como a compreensão das dinâmicas climáticas e pressão sobre os ecossistemas, a meteorologia espacial ou habitabilidade em Marte, anunciou hoje a instituição.

A iniciativa lançada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) junta investigadores de diferentes áreas científicas.

A «UC.Spac» pretende “potenciar uma estratégia colaborativa no universo UC, de modo a contribuir para o desenvolvimento de investigação inter e transdisciplinar de excelência na área do Espaço Sideral e Observação da Terra”, refere a UC, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

“Pretende-se que a iniciativa «UC.Space» constitua uma forma agregadora, colaborativa e eficiente, com ligações a instituições de investigação de referência nacionais e internacionais, e ainda a outras entidades, nomeadamente com a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), ESA, NASA, entre outras, capaz de potenciar a investigação da UC na área do Espaço”, afirma, citado na nota de imprensa, a diretora do IIIUC e vice-reitora para a área da investigação, Cláudia Cavadas.

O estudo incide em quatro áreas de investigação, a «Observação da Terra», «Espaço», «Tecnologias e Instrumentação e Gestão» e ainda «Ética e Sustentabilidade».

A área «Observação da Terra» centra-se na “exploração de dados de observação da Terra para fins científicos (ecologia, geociências, arqueologia, etc.) e operacionais”.

Na área do «Espaço» é explorada a astronomia e a astrofísica, as ciências planetárias, origem e evolução do Universo, entre outras.

A aposta no desenvolvimento de parcerias interdisciplinares focadas no avanço da exploração espacial e utilização e materiais e conhecimento para benefício da vida na Terra é feita pelo grupo «Tecnologias e Instrumentação e Gestão».

“A área de «Gestão, Ética e Sustentabilidade» tem como objetivo desenvolver investigação que ajude a compreender e contribuir para uma gestão ética e sustentável do conhecimento e utilização do espaço, dos dados gerados e recursos aplicados neste domínio”, explica a nota de imprensa.

A iniciativa «UC.Space» vai ser apresentada numa sessão online aberta a todos, na segunda-feira, a partir das 15h00.

Sem comentários

deixar um comentário