08 Fevereiro 2023, 03:27

Valongo reforça pacote de medidas de apoio às famílias

Vamos assumir como apoio social o valor da atualização do tarifário doméstico da água e saneamento para 2021, para que nenhuma família seja afetada.

A Câmara de Valongo aprovou um reforço do pacote de medidas extraordinárias de apoio às famílias no valor de 1 milhão de euros.

Uma das medidas aprovadas pelo Executivo de José Manuel Ribeiro é o pagamento, por parte da autarquia, da atualização do preço da água e do saneamento.

“Vamos assumir como apoio social o valor da atualização do tarifário doméstico da água e saneamento para 2021, para que nenhuma família seja afetada”, revelou o autarca, esclarecendo que “a atualização tarifária anual é obrigatória devido ao contrato de concessão que veio para Valongo em 2000”.

A Câmara de Valongo informa ainda que será reduzida a tarifa da água das IPSS e dos Bombeiros, para o valor correspondente ao do 1º escalão dos consumidores domésticos, nos meses de março, abril e maio, e as tarifas fixas da água, saneamento e resíduos sólidos serão reembolsadas às empresas e comércio local em situação de layoff ou encerramento temporário bem como às IPSS, Bombeiros e às Associações.

O Fundo de Emergência Social, que visa ajudar as famílias com dificuldades no pagamento de rendas, faturas de gás, água e eletricidade, medicamentos ou outras despesas essenciais, será ainda reforçado para 150 mil euros.

Do novo pacote de medidas faz ainda parte a criação de “uma rede de apoio ao transporte de idosos carenciados que serão vacinados contra a Covid-19, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Ermesinde e de Valongo e com os táxis do concelho que queiram aderir”.

Sem comentários

deixar um comentário