06 Outubro 2022, 07:06

Wall Street negoceia em alta no início da sessão

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Nova Iorque, 27 set 2022 (Lusa) — A bolsa de Wall Street negociava hoje em alta no início da sessão, após o antigo secretário de Estado norte-americana Mike Pompeo ter defendido que terminou a era de cooperação com a China.


Pelas 14:46 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones subia 1,19% para 29.603,69 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq progredia 2% para 11.020,50 pontos.


Já o índice alargado S&P 500 fixava-se em 3.700,10 pontos, mais 1,24%.


O ex-secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo defendeu hoje, em Taiwan, que terminou a era da “cooperação cega” com a China e que as ambições crescentes de Pequim na região aproximaram outras nações.


“Se queremos um século XXI livre, não o século chinês, aquele com que [o Presidente da China] Xi Jinping sonha, o velho paradigma da cooperação cega deve acabar”, afirmou, num fórum económico em Kaohsiung.


“A conduta agressiva da China, diplomaticamente, militarmente, economicamente […] mudou esta região. E aproximou ainda mais aqueles que preferem a paz e o comércio”, argumentou.


O atual Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem mantido a maioria das políticas da era Trump em relação a Taiwan.


Na segunda-feira, a bolsa nova-iorquina encerrou em baixa, com o índice Dow Jones a perder 1,11% para 29.260,81 pontos, penalizada pela subida das taxas de juro.



PE (RN/JMC/JO) // JNM


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário